Layout do blog

DNP: O que é, qual a importância e como medir?

Fernando Fonseca • set. 17, 2021

DNP, também conhecida como Distância Naso-Pupilar, é medida, em milímetros, da distância entre o centro óptico da córnea e o centro do nariz.


DNP: O que é?


DNP, abreviação de Distância Naso-Pupilar, é a medida, em milímetros, da distância entre o centro óptico da córnea e o centro do nariz. Geralmente, ao fazer um exame de vista com o oftalmologista, um paciente recebe após consulta uma receita de prescrição oftálmica para ser encaminhada à ótica. Nela, encontramos diversas medidas, tais como: esférico, cilíndrico, eixo…


De fato, todas essas nomenclaturas e medições servem para que as lentes oftálmicas sejam confeccionadas com a dioptria correta, em outras palavras, para que os óculos contenham o grau correto do paciente. Entretanto, uma das medidas mais importantes neste processo de confecção das lentes de grau é a DNP, que pode ser aferida tanto na clínica oftalmológica, quanto na ótica.


Por termos um rosto assimétrico, a Distância Naso-Pupilar do olho direito (DNP OD) e do esquerdo (DNP OE) podem possuir medidas diferentes uma da outra.


Entenda porque a medição correta da Distância Naso-Pupilar influencia na confecção dos óculos de grau na sua ótica.



Distância Naso-Pupilar: Qual a importância?


Assim como os nossos corpos possuem medidas antropométricas distintas para cada indivíduo, a DNP também varia de acordo com cada um de nós. Por isso, os óculos de grau são confeccionados respeitando as medidas de cada usuário.


Com essas dimensões, o
laboratório óptico garante que as lentes dos óculos de grau sejam produzidas sob medida, combinando o centro óptico da lente com o eixo visual do usuário.


Daí, a medida da distância naso-pupilar é tão importante no processo de
surfaçagem das lentes e de montagem dos óculos, para que o grau da lente esteja localizado no centro do olho.


Em suma, medidas incorretas de DNP podem prejudicar a visão dos usuários a longo prazo. Logo, obter a medida correta da distância naso-pupilar é muito importante para evitar possíveis desconfortos visuais do usuário e garantir uma experiência de compra positiva com a óptica, visando sempre a
fidelização dos clientes.


Como medir a DNP?


A medição da Distância Naso-Pupilar pode ser feita através de diversos métodos e equipamentos diferentes. Entretanto, alguns métodos são mais precisos que outros. Veja as principais formas:


  1. Pupilômetro
  2. Réguas
  3. Visioffice
  4. Fit Pad
  5. Software de Medição


Pupilômetro


Pupilômetro é o aparelho que serve para medir a distância entre o centro óptico da córnea e o centro nasal, podendo ser digital ou analógico. Leve, prático e portátil, este equipamento auxilia as óticas a evitarem erros e futuras devoluções de lentes. Além de proporcionar maior precisão na hora da medição da DNP, o pupilômetro aspira maior credibilidade aos clientes da óptica, visto a incorporação da sua tecnologia.


Régua


A precisão na medida da Distância Naso-Pupilar através do uso das réguas varia muito de acordo com a habilidade e eficiência do técnico que estiver tirando tais medidas. Por depender muito da capacidade individual de cada óptico, por muitas vezes, as medidas obtidas neste formato acabam sendo mais imprecisas.


Visioffice


Visioffice é o equipamento exclusivo da Essilor que apresenta tecnologia de ponta e permite apurar com alta precisão diversas medidas, tais como a DNP, Altura, Comportamento na Visão de Perto e o Olho Dominante. Graças ao Visioffice, desenvolvido para confecção de lentes Varilux, é possível aproveitar o maior nível de personalização já alcançado até hoje em lentes multifocais.


Fit Pad


Fit Pad é o mais completo, preciso e seguro equipamento de medidas para óptica, ideal para quem busca mobilidade na hora de medir a DNP e auxiliar o cliente na escolha da armação. É o equipamento exclusivo da Essilor que apresenta tecnologia de ponta e permite apurar com alta precisão diversas medidas, tais como a DNP, Altura, Comportamento na Visão de Perto e o Olho Dominante.


Software de Medição


Muito utilizado pelas óticas online, os softwares de medição são capazes de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz a partir de uma fotografia. Geralmente, este formato requer que o usuário utilize um cartão magnético com a tarja preta na frente do rosto. Seguindo um passo a passo, essa modalidade permite que o usuário realize a medição da Distância Naso-Pupilar até mesmo em casa e de forma autônoma.


Conclusão


As medidas da
DNP, assim como as demais medições ópticas, são de extrema importância na hora da confecção e montagem das lentes dos óculos. Pois, uma lente com ponto focal errado contribui para uma má adaptação das lentes e possíveis transtornos dos clientes.


Logo, a medida da Distância Naso-Pupilar serve para que, no momento de montar seus óculos, o óptico alinhe o centro do bloco da lente com o centro do seu olho.


Além disso, a DNP pode influenciar diretamente na espessura das lentes oftálmicas. Em caso de dúvidas, acesse nosso Guia Completo de Lente de Grau Para Óticas e aprenda tudo sobre este tema.


Como vimos, a forma como a Distância Naso-Pupilar será medida irá variar de acordo com os recursos que cada ótica irá dispor. Entretanto, os recursos tecnológicos auxiliam para que os possíveis erros nesse processo sejam minimizados e que a adaptação do cliente ao novo par de óculos esteja assegurada.


Agora que você já sabe tudo sobre DNP, que tal contar com o nosso Laboratório como parceiro comercial da sua ótica? Entre em contato com nossa equipe de consultores e conte com a Prime Optical para alavancar os resultados do seu negócio!

Blue UV Filter
Por Tainá Rodrigues 25 out., 2023
A luz azul está presente nos ambientes em toda parte. Nossos olhos estão cada vez mais expostos principalmente pelo uso excessivo dos dispositivos eletrônicos.
Fadiga ocular: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Por Nivea Macedo 23 set., 2022
Fadiga ocular é a irritação ou cansaço do globo ocular causado pelo estresse visual ao mantermos os olhos fixos em algum ponto próximo, por longos períodos.
Clipon: o que é, principais vantagens e como escolher
Por Fernando Fonseca 07 jul., 2022
Clipon é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
Lentes fotossensíveis: o que é, como funciona, benefícios e marcas
Por Fernando Fonseca 24 mai., 2022
Lentes fotossensíveis são lentes de óculos que ficam transparentes em ambientes internos, mas que escurecem com a exposição à luz solar.
Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Por Fernando Fonseca 24 mar., 2022
Miopia é um distúrbio visual que ocorre quando há uma córnea, lente ou globo ocular deformado, impossibilitando enxergar com nitidez à distância.
Montagem de lentes
Por Fernando Fonseca 07 dez., 2021
Montagem de lentes é a última etapa no processo de fabricação dos óculos realizado em um laboratório óptico, podendo ser feito de forma manual ou automatizada.
Coloração de lentes
Por Fernando Fonseca 02 dez., 2021
Coloração de lentes é um tratamento realizado nos laboratórios ópticos que tem por finalidade pigmentar as lentes incolores dos óculos e que conta com diversas cores distintas.
Tratamento Antirreflexo
Por Fernando Fonseca 25 nov., 2021
Antirreflexo é um tratamento para lentes de óculos que bloqueia a luz refletida em sua superfície, deixando-as transparente e sem o reflexos indesejados.
Surfaçagem
Por Fernando Fonseca 08 out., 2021
Surfaçagem é o processo de fabricação da lente a partir de um bloco oftálmico, onde esta é lixada em equipamento específico no laboratório óptico até que seja alcançada a curvatura necessária para a dioptria da lente.
Por que contratar a Prime Optical como fornecedor para minha ótica?
Por Fernando Fonseca 20 ago., 2021
Listamos a seguir alguns diferenciais para lhe ajudar a entender como podemos ser o melhor parceiro comercial no dia-a-dia da sua ótica.
Share by: