Clipon: o que é, principais vantagens e como escolher
Clipon, também conhecidos como basculantes, é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
O que é armação clipon?
Clipon, também conhecidos como basculantes ou clip-on, é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
Com forte influência do cinema, esse tipo de armação ganhou projeção mundial com a ascensão da cultura steampunk no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
De lá para cá, a
tecnologia envolvida neste tipo de produto avançou significativamente e, atualmente, existem diversos formatos para esse tipo de armação disponíveis no mercado.
Nele, as lentes oftálmicas inferiores - de grau - são transparentes, enquanto as lentes superiores - de sol - podem possuir diversas tonalidades de coloração, sendo as mais comuns:
preta,
marrom,
esverdeada,
espelhada ou mesmo em
degradê.
Apesar das diferenças, ambas podem ser confeccionadas a partir de diversos tipos de
materiais, de acordo com a
dioptria e
necessidade de cada usuário.
Geralmente, as lentes solares são conectadas através de um ímã ou um clipe à armação, cobrindo completamente a sua superfície quando encaixada.
Entretanto, na hora de escolher a armação ideal para o seu rosto, além de saber as medidas necessárias do aro, das hastes e da ponte, é preciso levar em consideração o formato da sua face e quais traços você deseja realçar.
Vantagens do óculos Clipon
Apesar de não possuírem as mesmas características das lentes fotossensíveis, os óculos clipon contam com algumas vantagens, dentre elas:
- Conforto: com as lentes solares e de grau disponíveis juntas, o usuário pode realizar suas atividades com mais conforto visual;
- Praticidade: como estamos falando de um acessório dois em um, basta o usuário guardar a armação clipon em um estojo e usá-la sempre que precisar;
- Versatilidade: como esse tipo de armação é destacável, é possível ter diversas colorações de lentes para o mesmo tipo de armação;
- Estilo: há diversos modelos de armação clipon disponíveis no mercado atualmente, em vários tipos de materiais e cores.
- Preço: essas armações acabam sendo mais baratas que as lentes solares com grau.
Quais os principais modelos de clipon?
Como mencionado, há vários modelos de armação disponíveis no mercado atualmente.
Alguns dos
formatos mais procurados pelos consumidores são:
- Aviador
- Gatinho
- Redondo
- Retangular
Os
principais materiais utilizados na confecção das armações para lentes de grau são:
- Acetato
- Aço inoxidável
- Alumínio
- Titanium
Como escolher a peça de acordo com a necessidade do seu cliente?
Como havíamos dito, as armações clipon são a solução ideal para quem usa óculos de grau, mas que também desejam adquirir lentes solares na mesma armação.
Eles não só incorporam as últimas tendências da moda, como também oferecem proteção genuína contra os danos causados pelos
raios UV.
As lentes podem ser de vidro, policarbonato ou resina, porém, vale lembrar que quanto
maior for o índice de refração de uma lente,
mais fino os óculos podem ficar.
O
vidro é bastante resistente a riscos, mas também tem a característica de ser pesado e quebradiço, a
resina oferece clareza visual, porém, o
policarbonato é o material mais indicado para essas armações.
Para saber mais sobre as especificidades de cada tipo de material de lentes,
confira nosso Guia Completo de Lentes de Grau neste link.
Por isso, é muito importante que o consultor óptico escolha sempre a armação de acordo com a necessidade do cliente.
Separamos os
principais passos a serem seguidos durante esse processo pela equipe de vendas na ótica. Confira a seguir:
1° Passo:
Medir a curva externa ou a curva base da armação (demo lens, mica ou lente fantasia) usando o esferômetro ou régua de curva.
2°Passo:
Analisar se a dioptria do usuário é positiva ou negativa. Na maioria das vezes, a demo lens possui um formato mais reto, variando entre curva externa de 2.00 a 4.00.
Pensando nisso, entendemos que, de modo geral, as lentes negativas possuem curvas externas mais retas e as positivas mais acentuadas.
Logo, dioptrias negativas são mais assertivas, na maior parte dos casos.
3° Passo:
Pedir as lentes com a curva externa ou base externa de acordo com a demo lens ou lente fantasia.
A indicação da base ideal para a surfaçagem é fundamental para que o processo se dê de maneira correta, não apenas para benefício dióptrico do usuário, mas, também, para se manter a estética da armação.
Em uma dioptria positiva de +5.75 esférica, por exemplo, não é o ideal trabalhar uma curva externa ( base) 4.00 pura. Para acompanhar a curva original da armação, que tem o adicional do clipon, será necessário uma curva externa acima de 4.00 para surfaçar, devido a dioptria.
Se a curva ficar acima do ideal para a armação, poderá atrapalhar o encaixe do clipon.
E mesmo que o clipon encaixe, o risco de arranhar o centro da lente na parte externa ou interna do clipon é alto.
Além disso, eixos a 90° ou próximos de 90° possuem a característica de deixar a curva externa da lente mais para frente.
Por isso, o montador precisará ficar atento a esse detalhe, a fim de trabalhar uma melhor faceta na hora da montagem das lentes dos óculos.
Um detalhe importante a ser observado são as medidas, DNP e altura, pois DNP pequena vai acarretar diâmetro grande e automaticamente espessura elevada, comprometendo a estética do serviço.
Caso você tenha alguma dúvida quanto às palavras apresentadas até aqui, não deixe de conferir o nosso Glossário com os principais termos técnicos do mercado óptico.
Clipon com dioptrias negativas
Apesar de ser mais recomendado para dioptrias negativas, nos casos de negativas altas, é comum nos depararmos com no mínimo, 2 desafios:
1) Risco da base ou curva externa da lente confeccionada ficar mais baixa do que o ideal para a armação. Por exemplo, curva externa da armação 4.00, devido a dioptria, seja necessário fazer na base 2.00, dependendo da armação, no momento da montagem, existe o risco de acompanhar a curva da lente e ficar mais reta, descaracterizando a base externa, comprometendo assim o encaixe do clipon e fazendo com que a parte do ímã não segure perfeitamente.
2) Risco das medidas (armação, DNP e altura) ocasionarem diâmetros elevados, gerando espessuras altas nas lentes. Se a armação não tiver espaço suficiente na temporal na parte interna do aro para comportar essa espessura, poderá haver um comprometimento das hastes (não fechar). Nesse caso, será necessário colocar para frente a espessura da lente, dividindo um pouco a faceta, pois, esse procedimento afetará o encaixe do clipon.
Caso o montador opte por desbastar as bordas das lentes, ao invés de jogá-las para frente, o acabamento poderá ficar sombreado, comprometendo a estética.
Conclusão
Para armações com aros em clipon, recomendamos sempre trabalhar com dioptrias baixas, sejam elas negativas ou positivas.
Levando-se em consideração todas as variáveis, entrar em contato com seu laboratório óptico e conversar com o departamento técnico é sempre o mais indicado, em casos de dúvidas.
Agora que você já sabe tudo sobre Armações Clipon, que tal contar com o nosso laboratório como parceiro comercial da sua ótica?
Entre em contato com nossa equipe de consultores e conte com a Prime Optical para alavancar os resultados da sua ótica!
Autores:
Fernando Fonseca
Sheila Meneses

