Buscar
  • Fernando Fonseca

Lente de grau: Como escolher, tipos, materiais, cores e muito mais


Escolher a lente de grau correta para os nossos óculos pode não ser a tarefa mais fácil do mundo.


Além disso, poucas são as pessoas que costumam realizar consultas oftalmológicas regularmente.

Por haver muita confusão entre a área de atuação do oftalmologista e do oculista, muitos usuários acabam por consultar um profissional que trabalhe em óticas para descobrir quais as melhores lentes de grau para sua visão.

Porém, apesar de toda a importância do oculista na hora de comprar o óculos correto para seus olhos, para escolher corretamente sua lentes oftálmicas, primeiramente, é necessário realizar uma consulta oftalmológica.


É através de exames de refração que o médico oftalmologista consegue detectar o quanto o paciente consegue ou não enxergar e, assim, descobrir o erro de refração que se deseja corrigir com as lentes de grau.


Lente de grau: Quais os principais tipos?


Para cada tipo de problema de visão, é recomendado a utilização de uma lente de grau específica, podendo variar entre três tipos de lentes oftálmicas diferentes: lentes monofocais, lentes bifocais e lentes multifocais.


  • Lente Monofocal: Geralmente, as lentes monofocais são recomendadas para pessoas que possuam apenas um tipo de distúrbio visual, apresentando problemas para enxergar de perto ou de longe. Assim, é recomendada em casos ou miopia, ou de hipermetropia ou de astigmatismo;

  • Lente Bifocal: Já as lentes bifocais possuem apenas dois pontos focais no campo de visão - um para perto e outro para longe, ou seja, são lentes recomendadas para aquelas pessoas que apresentam um quadro de presbiopia;

  • Lente Multifocal: As lentes multifocais são aquelas que possibilitam múltiplos pontos focais, permitindo, assim, que o usuário enxergue de forma nítida em áreas próximas, intermediárias e distantes no campo de visão. São recomendadas para quem possui mais de um distúrbio visual, produzidas de maneira a possibilitar o foco a curtas distâncias pelo lado inferior da lente, a médias distâncias pelo lado central da lente e a longas distâncias pelo lado superior da lente.


Principais problemas de visão

Principais problemas de visão


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem aproximadamente 314 milhões de deficientes visuais e 45 milhões de pessoas cegas em todo o mundo. Porém, a maior parte deste contingente poderia ter sido evitada, caso os integrantes deste grupo realizassem acompanhamentos oftalmológicos regularmente.

Na grande maioria dos casos, as principais problemas de visão que podem ser resolvidos através do uso de óculos de grau são:

  • Miopia: é o distúrbio visual pelo qual enxergamos objetos próximos de forma nítida, enquanto os objetos mais distantes são visualizados de forma desfocada (sem nitidez);

  • Hipermetropia: é o distúrbio visual pelo qual enxergamos objetos próximos sem nitidez, enquanto os objetos mais distantes são visualizados de forma nítida. Nestes casos, o tamanho dos olhos costuma ser menor do que o habitual;

  • Astigmatismo: é o distúrbio visual pelo qual enxergamos sem nitidez tanto os objetos que estejam próximos, quanto os objetos que estejam distantes.

  • Presbiopia: conhecida como “vista cansada”, assim como a hipermetropia, é o distúrbio visual que dificulta o foco de objetos que estejam próximos, porém, ocorre normalmente após os 40 anos de idade, com o envelhecimento do cristalino presente em nossos olhos.


Principais marcas de lentes de grau

Principais marcas de lentes de grau

  • Essilor (Varilux, Transitions,Crizal e Lentes Kodak)

A Essilor é uma multinacional francesa, fundada em 1849, com presença nos 5 continentes, contando com 32 fábricas próprias ao redor do mundo. Com uma vasta gama de lentes em seu portfólio, a empresa é detentora das marcas Variluz, nº 1 em multifocais no mundo, e da marca Crizal, nº 1 em lentes antirreflexo no mundo. Suas lentes oftálmicas de grau são recomendadas para correção de distúrbios visuais, tais como: presbiopia, miopia, hipermetropia e astigmatismo, além de possuir em seu portfólio lentes solares com grau, lentes para radiação azul (emitidas por dispositivos eletrônicos), anti-embaçantes e ocupacionais.

  • Zeiss

A Zeiss possui escritórios em mais de 30 países, com centros de produção em 3 continentes. A sede da companhia, fundada em 1846, está localizada em Oberkochen, Alemanha, no nordeste do Estado de Baden-Württemberg.

A marca iniciou suas operações no Brasil no ano de 1913, através de um representante de Vendas e Serviços. Porém, somente em 1928 que a empresa inaugurou sua filial em território nacional. Atualmente, a empresa dispõe de laboratórios para treinamento e demonstração dos produtos para as áreas oftálmica, médica, metrologia e microscopia.

  • Hoya

A Hoya é uma empresa japonesa, fundada em 1941, que fabrica produtos ópticos, incluindo filtros fotográficos, lasers, lentes de contato, lentes de óculos. Em 1992 a HOYA começou sua atuação no Brasil através da Optotal, uma parceira exclusiva que inovou trazendo para o mercado local.


Em 2007, quando a HOYA Corporation adquiriu participação acionária na Optotal, passou a ser a maior acionista individual da nova empresa Optotal HOYA S/A, inaugurou no Rio de Janeiro o HOYA LAB - Brasil, que conta com a fabricação de lentes progressivas free-form e serviços de aplicação de Tratamentos Anti-Reflexo, CleanEXtra e No-Risk.



Lente de grau: Quais os principais materiais?

Lente de grau: Quais os principais materiais?

As lentes oftálmicas de grau podem ser fabricadas a partir de diversos materiais, onde cada opção apresenta uma característica específica.


A refração é a capacidade que as lentes possuem de mudar a direção do raio de luz para corrigir o foco, proporcionando uma visão mais nítida.


Assim, quanto maior for índice de refração de uma lente, mais fino os óculos podem ficar.


Os principais tipos de lentes de grau que você encontrará nas óticas são:

  • Vidro

  • Trivex

  • Acrílico

  • Policarbonato

  • Resina

Por essa razão, é necessário realizar uma consulta com um médico oftalmologista, para que este lhe oriente na escolha da lente certa. Afinal, escolher um par de lentes errado pode acarretar em sérios problemas para a sua visão.


Vejamos a seguir as especificações de cada um dos tipos apresentados acima:


Lentes de Vidro


As lentes de vidro costumam apresentar os índices de refração mais altos dentre as cinco opções desta lista, com índices de refração de: 1.7; 1.8; e 1.9.


Também conhecidas como lentes de cristal ou highlight, sua composição é feita de vidro, ou seja, apresenta baixíssima resistência a tombos e quedas.


Apesar das lentes de grau feitas de vidro serem as mais pesadas atualmente (com densidade de 3,00 g/cm³), por apresentarem elevado índice de refração, este material é recomendado na fabricação de lentes finas.


Vale lembrar, ainda, que as primeiras lentes produzidas para óculos foram feitas de vidro e seguem sendo vendidas em grandes quantidades até os dias de hoje, especialmente por apresentarem valores mais acessíveis.


Lentes Trivex


As lentes trivex costumam ser utilizadas tanto em lentes monofocais, como em lentes multifocais.


Recomendadas para grau baixo, com índice de refração 1.53, as lentes trivex são super leves e resistentes, ideais para o público infantil, por exemplo.


Caso você apresente quadro de até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo, essa é uma das melhores opções de lentes para você.


Lentes de Acrílico


Lentes de acrílico, popularmente conhecidas como Orma®, são as mais populares no mercado óptico brasileiro.


Atualmente, as lentes de acrílico são indicadas para usuários que apresentem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 graus de astigmatismo.


Geralmente, este tipo de lente possui um baixo índice de refração, em torno de 1.50 e 1.49.


Quanto menor o índice de refração, mais grossas as lentes oftálmicas ficam.


Lentes de Policarbonato


Lentes de policarbonato são recomendadas para usuários que buscam maior resistência e durabilidade.


Essas lentes são desenvolvidas a partir da fusão de pequenas bolinhas sólidas, também conhecidas como micropellets.


Durante sua confecção, estes componentes são aquecidos e derretidos por completo, comprimidos sob alta pressão e, posteriormente, resfriados e moldados em forma de lentes.


Elas são indicadas para quem tem baixo grau. Ou seja, para pessoas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo.


Com índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59, são consideradas lentes leves e, quando prontas, seu material se torna bastante resistente, especialmente contra impactos e quedas.


Lentes de Resina


As lentes de resina são recomendadas para usuários que possuam distúrbios visuais com alto grau de miopia ou hipermetropia, com índices de refração: 1.60; 1.67; 1.74; e 1.76.


Este tipo de lente costuma apresentam valores mais caros, entretanto, se você opta por adquirir lentes de resina de alto índice de refração, você pode obter um par de óculos mais fino e com bordas mais sutis.


Vale lembrar, também, que a escolha dos tipos de lentes influencia diretamente em uma segunda escolha: as armações dos óculos. E por falar em armação…


Revestimento da lente de grau

Revestimento da lente de grau

ANTIRREFLEXO


O tratamento antirreflexo evita que a luz seja refletida pela lente, especialmente a luz do sol, possibilitando, assim, que os olhos enxerguem melhor quando em ambientes muito iluminados.


As lentes antirreflexivas proporcionam uma visão mais transparente e com maior nitidez, além de possibilitar, também, que outras pessoas possam ver os seus olhos com mais facilidade através das lentes.


ANTIABRASIVA


As lentes com tratamento antiabrasivo são ideais para crianças e que deixam os óculos caírem no chão com facilidade, pois, este material reduz significativamente a incidência de riscos na lente.


ANTIEMBAÇANTE


Estas lentes de grau possuem camadas superiores antiembaçamento, ou seja, foram projetadas para serem utilizadas usando máscaras, cozinhando, praticando esportes ou qualquer outra atividade que venha a embaçar as lentes.


Atualmente, a melhor opção de lente com este tratamento no mercado é lente Optifog®, da Essilor, que possui camadas superiores hidrofílicas exclusivas, com propriedades repelentes de embaçamento.


Disponíveis aqui no Laboratório Prime Optical, suas camadas superiores são ativadas graças às moléculas específicas do inovador lenço Optifog® Smart Textile.


HIDRORREPELENTE


Lentes hidrorrepelentes evitam a deposição de líquidos sobre elas e facilitam muito sua limpeza.


PROTEÇÃO UV


As lentes com tratamento que protegem contra raios UV (ultravioleta) são indispensáveis nos dias de hoje.


Os raios UV podem danificar a córnea e o cristalino presente em nossos olhos, por isso, é sempre recomendado que lentes oftálmicas sejam adquiridas em ópticas de confiança, para que a sua saúde ocular não seja comprometida.


PROTEÇÃO LUZ AZUL


Os raios de luz azul podem ser perigosos para a nossa visão, acelerando o envelhecimento dos olhos e o surgimento de cataratas.


Por isso, as lentes de proteção contra a luz azul nociva (aquela luz emitida através de dispositivos eletrônicos como celulares e computadores, por exemplo) são capazes de reduzir os níveis de luz azul que entra em nossos seus olhos.


Pensando nisso, a Essilor lançou o Blue UV Filter™, um sistema de proteção incorporado às lentes Varilux®, contra as luzes nocivas, que faz a proteção contra a luz azul nociva e os raios UV.


Com exceção da linha tradicional, toda a linha Varilux®, disponível no portfólio do Laboratório Prime Optical, conta com o sistema de proteção Blue UV Filter™.



Armação para lente de grau

Armação para lente de grau

Os principais formatos de armações para óculos de grau disponíveis no mercado atualmente são: arredondado, oval, retangular e quadrado. Na hora de escolher a armação ideal para o seu rosto, além de saber as medidas necessárias do aro, das hastes e da ponte, é preciso levar em consideração o formato da sua face e quais traços você deseja de realçar. Para isso, é preciso se atentar a dois fatores muito importantes:


1) Material da armação

Os principais materiais utilizados na confecção das armações para lentes de grau são:

  • Acetato

  • Metal

  • Emborrachado

  • Titanium

  • Alumínio

  • Aço inoxidável

  • Madeira

2) Formato do rosto


Os principais formatos de rosto são:


Rosto redondo


Para este formato de rosto, recomendamos a utilização de armações que deixem a face mais fina, preferencialmente aqueles com linhas retas (quadrados ou retangulares).


Rosto oval


O rosto oval, possibilita diversos formatos de armação, desde as quadradas às mais arredondadas, contanto que fique na altura das sobrancelhas.


Rosto quadrado


Para os rostos quadrados, é recomendamos o uso de armações arredondadas ou ovais, pois, estes formatos são capazes de suavizar as linhas faciais. Caso seu rosto seja quadrado, evite usar armações muito grandes.


Rosto triangular


Se você possui um rosto triangular, recomendamos adotar armações arredondadas e grandes, a fim de equilibrar os traços da sua face.


Para concluir estas dicas, lembramos ainda que:

  • É aconselhado que a armação acompanhe sempre a linha das sobrancelhas;

  • A ponte da armação deve ser ajustada corretamente ao tamanho do seu nariz;


Coloração da lente de grau


Muita gente não sabe, mas sim, é possível aplicar coloração nas lentes oftálmicas de grau. Aqui em nosso laboratório realizamos este serviço para diversas óticas, inclusive.


Atualmente, há diversas possibilidades de coloração para lentes de óculos de grau disponíveis no mercado, sendo algumas mais indicadas para ambientes luminosos e outras para ambientes que apresentem baixa luminosidade.


Separamos aqui uma lista com as principais cores disponíveis no mercado atualmente:


• Rosa • Azul • Incolor • Cinza • Amarela • Verde • Laranja


Considerações finais


Refração, material de composição, tratamento da lente, armação, formato do rosto, cores… Como você pôde conferir, há uma infinidade de possibilidades e variações na hora de escolher as lentes de grau ideais para os seus olhos.


Antes de usar qualquer lente de grau para óculos, mesmo com a orientação técnica de um bom vendedor na ótica, recomendamos sempre que o usuário consulte um médico oftalmologista.


Agora que você já sabe quais são as principais características que precisam ser levadas em consideração antes de adquirir um novo par de lentes de grau, conte aí para nós:


De qual material é feito a lente oftálmica dos seus óculos? Suas lentes possuem algum tipo de tratamento? E a sua armação é de qual formato? Qual a sua marca favorita?

Escreve aí nos comentários, vamos adorar saber!


168 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook PrimeOptical
  • LinkedIn PrimeOptical
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Prime Optical