Layout do blog

Coloração de lentes

Fernando Fonseca • dez. 02, 2021

Coloração de lentes é um tratamento realizado nos laboratórios ópticos que tem por finalidade pigmentar as lentes incolores dos óculos e que conta com diversas cores distintas.


Como é feito o processo de coloração?


O processo de coloração da lente, realizado antes da montagem dos óculos, se inicia com as máquinas de coloração sendo aquecidas, pois, este tratamento é feito em recipientes com líquidos submetidos a altas temperaturas, geralmente acima dos 90 ºC.


Uma vez aquecido este equipamento de metal, é necessário diluir a pigmentação com a qual se deseja alcançar a cor da lente, visto que o corante também precisa estar aquecido.


Como há diversos tipos de cores e tonalidades disponíveis no mercado atualmente, é preciso certa paciência para que este serviço seja executado da forma correta.


Assim, cada tonalidade requer um tempo específico de imersão das lentes nos recipientes que levam os corantes.


De modo geral, quanto
mais claro for o tom desejado na lente, menor deverá ser o tempo de exposição ao corante e quanto mais escuro for o tom desejado, maior deverá ser este período de exposição.



Geralmente, as máquinas suportam até seis recipientes, também chamados de copos, que servem para diluir os corantes líquidos simultaneamente.


Posteriormente, a lente é fixada com segurança em um suporte para tingimento de lentes oftálmicas elaborado em plástico resistentes a altas temperaturas e, com ele, é possível mergulhar ao mesmo tempo tanto um par de lentes, como a lente individualmente.


Para lentes feitas de policarbonato ou de alto índice, é necessário a aplicação prévia de verniz em sua superfície antes do início da coloração.


A cor final de uma lente resulta do período de exposição da lente ao corante, variando entre alguns segundos para colorações suaves e algumas horas para colorações intensas.


Passado o período de imersão, a lente é removida do suporte, colocada para secar e, posteriormente, inspecionada pelo técnico responsável pela coloração. 


Durante a inspeção, o profissional irá conferir se a coloração da lente e sua tonalidade encontram-se em conformidade com o que foi solicitado.


Finalizado esse procedimento, a lente encontra-se apta a seguir para a etapa de montagem.


Principais materiais das lentes


Os principais tipos de lentes de grau que você encontrará disponíveis para coloração são:


Cristal (Vidro)


Em lentes de cristal a coloração só poderá ser obtida no momento de confecção do material, portanto, esse tipo de lente não poderá ser colorida seguindo o processo de tingimento mencionado anteriormente.


Resina (Orma)


As lentes de resina são desenvolvidas a partir de um termoplástico baseado em carbono e denominado CR-39, uma abreviação de "Columbia Resin 39".


O material recebe esse nome por ter sido a 39ª formulação termoplástica desenvolvida pela PPG Industries no início dos anos 40.


Entretanto, Orma® é o nome dado pela Essilor às suas lentes feitas de CR-39.


O
índice de refração das lentes Orma varia entre 1.49 e 1.50, sendo recomendada principalmente para usuários que apresentam até 4 graus de miopia com até 2 de astigmatismo ou 4 graus de hipermetropia com até 2 de astigmatismo.


Resina (Alto Índice)


As lentes de resina com alto índice de refração apresentam a metade do peso das lentes de cristal, este tipo de material é recomendado a usuários que possuam distúrbios visuais com alto grau de miopia ou hipermetropia, com índices de refração: 1.60; 1.67; 1.74; e 1.76.


O índice de refração é a variação de velocidade que a luz sofre ao atravessar a lente. Com isso, lentes de resina de alto índice de refração são mais finas e contam com bordas mais sutis.


Policarbonato


As lentes de policarbonato foram desenvolvidas pela Gentex Corporation na década de 1970, para serem usadas especialmente em óculos de segurança.


Com o passar dos anos e com a popularização do material, o policarbonato foi adaptado para ser usado nas lentes dos óculos de grau.


Vale dizer ainda que o policarbonato é composto por polímeros, moléculas formadas a partir do processo de ligação química de diversas moléculas individuais denominadas monômeros.


Por se tornarem moldáveis quando aquecidos entre temperaturas de 175°C e 200 ºC, estes materiais são referidos na indústria como termoplásticos.


Apresentam uma rigidez maior que os demais materiais e, consequentemente, possuem certa resistência à absorção dos
pigmentos da coloração.


Por essa razão, é recomendado que o processo de coloração nesse tipo de material seja realizado após a aplicação do verniz nas lentes.


As lentes de policarbonato apresentam índice de refração de
1.59 e são recomendadas para usuários que apresentam até - 4 de miopia, + 4 de hipermetropia ou - 2 de astigmatismo.

 

Trivex


As Lentes Trivex foram desenvolvidas nos Estados Unidos no início do século XXI pela empresa PPG Industries.


Este material é composto por um termoplástico monômero, diferente do polímero presente no policarbonato, que refrata menos luz. 

 

Este tipo de material fornece boa nitidez e clareza visual ao usuário, sendo frequentemente recomendado para óculos de grau baixo, por apresentar índice de refração 1.53.


Além disso, por serem super leves e resistentes, são utilizadas tanto em óculos monofocais, quanto em multifocais.

 

Para saber mais sobre as especificidades de cada tipo de material, confira nosso Guia Completo de Lentes de Grau Para Óticas neste link.


Tipos de coloração de lentes


Atualmente, existem diversos tipos de coloração de lentes no mercado. Veja os principais a seguir:


Coloração Total


No processo de coloração total, a lente recebe a mesma tonalidade em toda a sua superfície.


Degradê


Na coloração degradê, também conhecida como gradiente, a lente adquire tonalidades diferentes verticalmente, sendo mais intensa na parte superior e mais suave na parte inferior.


Night Drive


As lentes Night Drive são lentes com tonalidade amarela que estimulam as células dos nossos olhos e auxiliam no desempenho da visão em condições de baixa luminosidade, como quando se conduz um veículo à noite.


Fotossensíveis


Vale citar ainda as lentes fotossensíveis, popularmente conhecidas como lentes Transitions, que apresentam tecnologia de escurecimento e clareamento instantâneo de acordo com a variação de luz solar.


Além de bloquearem os raios UV e proteger os olhos contra a luz azul nociva, as lentes fotossensíveis ajudam ainda a aumentar o contraste e reduzir o brilho nos olhos.


As lentes
Transitions adaptam-se de forma automática às condições de luminosidade, escurecendo rapidamente em ambientes externos e voltando a ficar prontamente transparentes em ambientes internos.


Caso você tenha alguma dúvida quanto às palavras apresentadas até aqui, não deixe de conferir o nosso
Glossário com os principais termos técnicos do mercado óptico.


Principais cores das lentes de óculos


Além da questão estética, os óculos com lentes coloridas oferecem aos usuários conforto e benefícios específicos de acordo com sua coloração. Confira a seguir as principais cores disponíveis no mercado atualmente e seus benefícios:


Amarela


As lentes amarelas proporcionam excelente percepção de profundidade, alto contraste nas cores e bom conforto para os olhos, especialmente à noite.


Apesar da tonalidade amarelada ajudar na proteção da retina contra a luminosidade, seu uso não é recomendado para a luz do sol.


Vermelho


As lentes vermelha oferece mais contraste sob a luminosidade ao amanhecer e ao entardecer, porém, tal qual as lentes amarelas, seu uso não é recomendado em ambientes ensolarados.


Além disso, a tonalidade avermelhada não exerce uma boa difusão da luz e, com isso, pode acabar gerando certo desconforto às vistas sensíveis.


Laranja


As lentes laranja oferecem um grau de proteção menor contra o brilho, sendo mais indicadas para condições de luminosidade moderada ou baixa.


Assim sendo, a tonalidade alaranjada é recomendada especialmente para aqueles dias mais nublados ou no fim da tarde, pois ajudam a aumentar o contraste das cores.


Rosa


As lentes rosa ajudam a aumentar a percepção de profundidade nos ambientes, melhorando o contraste e a precisão visual. Também ideais para dias com baixa luminosidade, a tonalidade rosada auxilia no clareamento do campo de visão ao fornecer mais profundidade e contraste aos olhos.


Azul


Por ajudar na redução do brilho e na melhora da percepção das cores, as lentes azuis diminuem consideravelmente o cansaço visual ao fim do dia.


Ademais, a tonalidade azulada ajuda na melhor visualização dos contornos e é indicada especialmente para prática de esportes em locais onde haja muito verde.


Violeta


As lentes violeta realçam bastante o contraste do azul e do verde, cores predominantes na natureza, dando maior nitidez às imagens.


Por razão disso, a tonalidade violácea é indicada especialmente para os usuários que passam longos períodos em regiões de praia ou de matas, por proporcionar maior conforto aos olhos nesses ambientes.


Marrom


As lentes marrons são ótimas para os dias com grande amplitude térmica, ou seja, aqueles dias que estão ensolarados em um momento e ficam carregados de nuvens em outro.


Além disso, a tonalidade castanha absorve amplamente a luminosidade, possibilitando grande conforto visual e relaxamento ao usuário, especialmente após uma exposição prolongada dos olhos à luz.


Cinza


As lentes cinza são amplamente recomendadas aos usuários que apresentam maior fotossensibilidade.


Fora isso, a tonalidade cinzenta ajuda a reduzir o brilho e a claridade nos olhos, especialmente em ambientes externos ou com muita iluminação, sem que haja distorção da visão.


Verde


Indicadas principalmente para esportistas e idosos, as lentes verdes acentuam o contraste nas cores, mesmo em ambientes com baixa luminosidade.


A visão humana é mais sensível aos espectros de luz visível da cor verde, posto isso, as lentes esverdeadas ajudam a escurecer a intensidade do brilho nos olhos e iluminar as sombras.


Preto


As lentes pretas auxiliam no combate à fadiga ocular ao reduzir amplamente a incidência de brilho sob os olhos, especialmente em dias ensolarados ou ambientes com luminosidade elevada.


Assim, as lentes de tonalidade preta são ideais para quem realizou procedimento cirúrgico ocular e para quem sofre fotofobia.


Conclusão


Como você pôde perceber, existem diversos tipos de coloração disponíveis para serem aplicadas nas lentes do óculos, cada qual com uma característica específica.


Assim sendo, fizemos questão de trazer neste artigo os principais benefícios de cada uma das cores de lentes oftálmicas disponíveis no mercado atualmente.


Afinal, além da parte estética, existem outras questões envolvidas quando nos referimos à coloração das lentes de grau, como suas indicações, suas contraindicações e os benefícios que cada cor traz à nossa saúde ocular.


Por isso, recomendamos sempre que a coloração seja realizada em um laboratório de confiança e por profissionais qualificados.

 

Aqui na Prime Optical oferecemos os principais tipos de coloração de lentes para que a sua ótica ofereça as melhores opções para seus clientes.


Além disso, realizamos ainda os serviços de:  surfaçagem, antirreflexo e montagem de lentes.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de coloração de lentes, que tal contar com Prime Optical como um parceiro/fornecedor aí na sua ótica?

Blue UV Filter
Por Tainá Rodrigues 25 out., 2023
A luz azul está presente nos ambientes em toda parte. Nossos olhos estão cada vez mais expostos principalmente pelo uso excessivo dos dispositivos eletrônicos.
Fadiga ocular: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Por Nivea Macedo 23 set., 2022
Fadiga ocular é a irritação ou cansaço do globo ocular causado pelo estresse visual ao mantermos os olhos fixos em algum ponto próximo, por longos períodos.
Clipon: o que é, principais vantagens e como escolher
Por Fernando Fonseca 07 jul., 2022
Clipon é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
Lentes fotossensíveis: o que é, como funciona, benefícios e marcas
Por Fernando Fonseca 24 mai., 2022
Lentes fotossensíveis são lentes de óculos que ficam transparentes em ambientes internos, mas que escurecem com a exposição à luz solar.
Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Por Fernando Fonseca 24 mar., 2022
Miopia é um distúrbio visual que ocorre quando há uma córnea, lente ou globo ocular deformado, impossibilitando enxergar com nitidez à distância.
Montagem de lentes
Por Fernando Fonseca 07 dez., 2021
Montagem de lentes é a última etapa no processo de fabricação dos óculos realizado em um laboratório óptico, podendo ser feito de forma manual ou automatizada.
Tratamento Antirreflexo
Por Fernando Fonseca 25 nov., 2021
Antirreflexo é um tratamento para lentes de óculos que bloqueia a luz refletida em sua superfície, deixando-as transparente e sem o reflexos indesejados.
Surfaçagem
Por Fernando Fonseca 08 out., 2021
Surfaçagem é o processo de fabricação da lente a partir de um bloco oftálmico, onde esta é lixada em equipamento específico no laboratório óptico até que seja alcançada a curvatura necessária para a dioptria da lente.
DNP: O que é, qual a importância e como medir?
Por Fernando Fonseca 17 set., 2021
DNP, também conhecida como Distância Naso-Pupilar, é medida, em milímetros, da distância entre o centro óptico da córnea e o centro do nariz.
Por que contratar a Prime Optical como fornecedor para minha ótica?
Por Fernando Fonseca 20 ago., 2021
Listamos a seguir alguns diferenciais para lhe ajudar a entender como podemos ser o melhor parceiro comercial no dia-a-dia da sua ótica.
Share by: