Layout do blog

Surfaçagem

Fernando Fonseca • out. 08, 2021

Surfaçagem é o processo de fabricação da lente a partir de um bloco oftálmico, onde esta é lixada em equipamento específico no laboratório óptico até que seja alcançada a curvatura necessária para a dioptria da lente.


A princípio, os blocos de lentes são divididos em dois grupos: Com adição de dioptria (semi acabados) e sem adição de dioptria (simples). A dioptria - popularmente conhecida como “grau da lente” - precisa seguir as medidas do receituário prescrito pelo médico oftalmologista.


Normalmente, o bloco bruto, ou seja, a lente sem acabamento que será surfaçada em laboratório, apresenta dois lados: um côncavo e outro convexo. Por via de regra, o lado
côncavo é popularmente conhecido como “superfície negativa (-)”, enquanto o lado convexo é referido como “superfície positiva (+)”.

Quais os principais materiais das lentes surfaçadas?


A
refração é a capacidade que as lentes possuem de mudar a direção do raio de luz para corrigir o foco, proporcionando uma visão mais nítida. Assim, quanto maior o índice de refração de uma lente, mais fino os óculos podem ficar.

Como sabemos, as lentes surfaçadas podem ser fabricadas a partir de diversos materiais, onde cada opção apresenta uma característica específica. Veja os principais tipos:

  • Cristal (Vidro)
  • Trivex
  • Acrílico (Orma)
  • Policarbonato
  • Resina


Para saber mais sobre as especificidades de cada tipo de material,
confira nosso Guia Completo de Lentes de Grau Para Óticas neste link.


Processo de Surfaçagem


Aqui na
Prime Optical, o processo de produção das lentes dos óculos de grau é amplamente automatizado.


Uma vez que a óptica insere seu pedido de lente em nosso sistema de pedidos, damos início ao processo de surfaçagem.


Geralmente, no início deste processo os blocos brutos se apresentam com grandes espessuras e em formato circular.


Por isso, até que estejam aptas a serem montadas nos óculos, é preciso que as lentes percorram diversas etapas:

  1. Conferência
  2. Cálculo
  3. Adesivagem
  4. Blocagem
  5. Corte
  6. Surfaçagem
  7. Polimento
  8. Desblocagem
  9. Conferência


Assim, juntas, cada uma dessas etapas corresponde ao processo de surfaçar uma lente oftálmica. 


Confira cada uma das
etapas do processo de surfaçagem de lentes a seguir:


Seleção do bloco


A seleção do bloco é a etapa que inicia o processo de surfaçagem, assim que um novo pedido de lentes surfaçadas é solicitado através das plataformas de pedidos, via Ordem de Serviço (OS).


Com um sistema que integra as
plataformas de pedidos utilizadas pelas óticas ao Laboratório, nossa equipe técnica recebe o pedido de lente e seleciona em nosso estoque o bloco oftálmico correto a ser surfaçado, que corresponda às especificações inseridas na OS.


Durante a seleção, é levada em consideração a curva base, predefinida no sistema de cálculo, correspondente ao índice de refração de cada material utilizado na composição da lente.


Os materiais que compõem as lentes, sejam elas de
minerais ou de polímeros, possuem índices de refração específicos. Por exemplo, quanto mais elevado o índice de refração do material, mais fina é a lente.


Por isso, caso o bloco bruto seja escolhido com uma curva base que não corresponda ao sistema de cálculo, há grandes chances da dioptria da lente ficar errada ao final do processo de surfaçagem das lentes.


Uma vez selecionado, o bloco é encaminhado para a etapa de
conferência.


Conferência do bloco


No processo de conferência do bloco oftálmico, são avaliados os aspectos físicos do bloco, a fim de garantir que a qualidade do material corresponda às especificações do fabricante.


Nesta etapa são verificadas possíveis imperfeições, tais como: riscos, ondulações, imperfeições, furos ou arranhões.


Além disso, para evitar possíveis
prejuízos, é nesta etapa que é feita a conferência da marca/produto do bloco, antes do início da surfaçagem.


Cálculo


É na etapa de cálculo que são inseridas as informações presentes na Ordem de Serviço, tais como altura e DNP., nos softwares de medição. Nesta fase, verifica-se se existe viabilidade de surfaçagem do bloco em relação tanto à armação, quanto aos dados contidos na OS.


Por vez, é nessa etapa que definimos a
espessura final das bordas, o diâmetro e o centro óptico de cada uma das lentes.


Com essas medidas, é possível determinar a espessura e a curvatura das lentes, pois, são elas que irão definir a dioptria dos óculos de acordo com o material das lentes.


Por fim, calcula-se, ainda, o
tamanho e o formato das armações que irão receber as lentes surfaçadas.


Com todos cálculos matemáticos já realizados, as lentes seguirão para a fase de corte, mas, primeiro, é preciso adesivar o bloco oftálmico, fixá-lo e posicionar seu eixo através do processo de
blocagem.


Adesivagem


A adesivagem consiste em proteger o lado do bloco oftálmico que não será surfaçado, para que essa parte não sofra danos ou ranhuras. Por isso, a face oposta da lente recebe uma fita adesiva especial, altamente aderente, para que o material se mantenha preservado.


Devidamente adesivado, agora, o bloco bruto precisa ser
fixado.


Blocagem


Como dito anteriormente, o processo de blocagem consiste na fixação do bloco bruto da lente em um suporte de metal para que ele possa ser desbastado posteriormente. Assim como todo o restante do processo, essa etapa é realizada de forma automatizada através de um equipamento tecnológico e de alta precisão denominado blocadora.


Com o bloco oftálmico bem fixado, inicia-se o processo de corte da lente.


Corte


O corte da lente, também conhecido como desbaste, é o momento em que, de fato, iniciamos a alteração do formato de bloco puro, para uma lente oftálmica. A partir de agora, através do gerador de curvas, a lente começa a ganhar a curvatura, diâmetro e espessura a partir das medidas predefinidas na etapa de cálculo. Entretanto, o tempo de corte varia de acordo com o tipo de material da lente.


Surfaçagem


A surfaçagem consiste em alcançar a curvatura desejada da lente através do processo de lixamento da lente e conta com um equipamento de alta velocidade para tal feito.


Nessa etapa, após as lentes oftálmicas terem sido cortadas pelo
gerador de curvas, diversas lixas são utilizadas em uma máquina cilíndrica para que as medidas de espessura das bordas e do centro da lente fiquem de acordo com os dados da ordem de serviço.


Tais lixas possuem diversas gramaturas, que vão da mais grossa até a mais fina, a fim de eliminar as imperfeições na face da lente que foi cortada anteriormente.


Agora, uma vez surfaçada, a lente precisa ser
polida.


Polimento


O polimento ocorre logo após a lente ser surfaçada. Nessa fase, a lixa é retirada da máquina cilíndrica, dando lugar ao feltro de polimento. Após ser lixada, a lente surfaçada encontra-se com aparência opaca.


Por isso, esse processo é necessário, para que a lente fique transparente novamente.


Desblocagem


Após o polimento, a lente entra na fase de desblocagem, onde o material é desafixado da máquina de blocagem. Além disso, é nesta etapa que é retirado aquele adesivo de proteção colado no lado oposto da lente.


Por fim, a lente oftálmica passa por uma lavagem, em uma limpeza simples para retirada de possíveis sujeiras.


Finalizado todo esse processo, chegou a hora de
verificar se tudo deu certo e se o material está em perfeito estado de confecção.


Conferência


O setor de conferência é responsável por fazer a avaliação final do material após todo o processo de surfaçagem.


Durante essa etapa, com o auxílio de um Lensômetro, a equipe técnica verifica se o eixo e a dioptria da lente obtida após o processo de surfaçagem estão de acordo com o que foi solicitado na OS.


Por último, são feitas, ainda, as aferições da espessura das bordas e do centro da lente. Estando tudo de acordo com o que foi solicitado, encerramos, assim, o processo de surfaçagem de lente na
Prime Optical.

Blue UV Filter
Por Tainá Rodrigues 25 out., 2023
A luz azul está presente nos ambientes em toda parte. Nossos olhos estão cada vez mais expostos principalmente pelo uso excessivo dos dispositivos eletrônicos.
Fadiga ocular: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Por Nivea Macedo 23 set., 2022
Fadiga ocular é a irritação ou cansaço do globo ocular causado pelo estresse visual ao mantermos os olhos fixos em algum ponto próximo, por longos períodos.
Clipon: o que é, principais vantagens e como escolher
Por Fernando Fonseca 07 jul., 2022
Clipon é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
Lentes fotossensíveis: o que é, como funciona, benefícios e marcas
Por Fernando Fonseca 24 mai., 2022
Lentes fotossensíveis são lentes de óculos que ficam transparentes em ambientes internos, mas que escurecem com a exposição à luz solar.
Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Por Fernando Fonseca 24 mar., 2022
Miopia é um distúrbio visual que ocorre quando há uma córnea, lente ou globo ocular deformado, impossibilitando enxergar com nitidez à distância.
Montagem de lentes
Por Fernando Fonseca 07 dez., 2021
Montagem de lentes é a última etapa no processo de fabricação dos óculos realizado em um laboratório óptico, podendo ser feito de forma manual ou automatizada.
Coloração de lentes
Por Fernando Fonseca 02 dez., 2021
Coloração de lentes é um tratamento realizado nos laboratórios ópticos que tem por finalidade pigmentar as lentes incolores dos óculos e que conta com diversas cores distintas.
Tratamento Antirreflexo
Por Fernando Fonseca 25 nov., 2021
Antirreflexo é um tratamento para lentes de óculos que bloqueia a luz refletida em sua superfície, deixando-as transparente e sem o reflexos indesejados.
DNP: O que é, qual a importância e como medir?
Por Fernando Fonseca 17 set., 2021
DNP, também conhecida como Distância Naso-Pupilar, é medida, em milímetros, da distância entre o centro óptico da córnea e o centro do nariz.
Por que contratar a Prime Optical como fornecedor para minha ótica?
Por Fernando Fonseca 20 ago., 2021
Listamos a seguir alguns diferenciais para lhe ajudar a entender como podemos ser o melhor parceiro comercial no dia-a-dia da sua ótica.
Share by: