Layout do blog

Tratamento Antirreflexo

Fernando Fonseca • nov. 25, 2021

Antirreflexo é um tratamento para lentes de óculos que bloqueia a luz refletida em sua superfície, deixando-as quase que invisíveis e sem o reflexo indesejado da luminosidade que incide elas.


Os benefícios das
lentes AR vão muito além da parte estética, pois, auxiliam na saúde ocular do usuário, melhorando a visão e reduzindo a fadiga dos olhos.


Além disso, as lentes antirreflexivas tendem a durar mais que as lentes comuns, por conta de sua resistência aos arranhões.

Para que servem as lentes antirreflexo?


O
tratamento antirreflexo aumenta consideravelmente a transparência das lentes, garantindo, assim, maior nitidez e conforto visual para os usuários.


Além disso, o AR funciona como um bloqueio que elimina os reflexos indesejados na superfície das lentes, permitindo que mais luz atravesse as lentes dos óculos, otimizando a
acuidade visual e melhorando a definição das cores.


Ademais, as lentes antirreflexo oferecem maior segurança aos motoristas ao dirigir de dia e de noite, além de valorizar ainda mais a estética dos óculos.


Como se aplica o tratamento AR nas lentes?


O
tratamento antirreflexo geralmente é aplicado nas partes externa e interna das lentes, através de uma fina película desenvolvida para cortar os reflexos das luzes que incidem sobre os nossos olhos.


Nas lentes comuns, as camadas antirreflexivas não se combinam perfeitamente, deformando-se com o atrito e tensão entre elas com o decorrer do tempo. Por isso, estas lentes racham, descascam, mancham e quebram com mais facilidade.


Aqui na
Prime Optical, trabalhamos com o tratamento antirreflexo número um do mundo: Crizal. Diferente do tratamento antirreflexo convencional, a tecnologia antirreflexo para óculos Crizal, da Essilor, não é aplicada sobre a lente. 


A lente é produzida através de modernos processos e em câmara à vácuo, permitindo que a tecnologia seja parte integrante da lente e evitando que descasque ou manche. Nela, o óxido presente no processo de fabricação é aplicado em ambos os lados da lente para aumentar a transmissão de luz e
reduzir em até 99% os reflexos indesejáveis


Além disso, as partículas de sílica garantem a rigidez da lente e a base de polímeros, a flexibilidade do material. Com Crizal, as
lentes de óculos não descascam, nem racham, são mais fáceis de limpar, resistentes a arranhões, permitindo que você use suas lentes perfeitas por muito mais tempo.


Quais os benefícios das lentes antirreflexo?


Além de oferecer um maior conforto visual ao usuário, o antirreflexo presente nas lentes oferece diversos benefícios aos seus usuários. Vejamos as
principais vantagens a seguir:


  1. Conforto visual: Minimiza a ocorrência de vermelhidão nos olhos, ardência nas vistas e dores de cabeça, preservando a saúde ocular;
  2. Proteção contra a luz nociva: Diminui a exposição dos olhos a luz azul-violeta, especialmente recomendada para quem passa muitas horas do dia na frente das telas de dispositivos eletrônicos, como tablet, celular e computador;
  3. Visão mais nítida: Reduz consideravelmente os reflexos de lâmpadas e faróis, proporcionando mais segurança ao dirigir à noite;
  4. Proteção contra os raios UV: Protege os olhos contra os raios UV, que são capazes de provocar doenças oculares irreversíveis, além de acelerar o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas;
  5. Maior durabilidade: Oferece maior resistência contra riscos e arranhões nas lentes.


Quais as principais lentes antirreflexivas no mercado?


O
Tratamento AR pode dar maior durabilidade aos óculos, melhorar a visão noturna, proteger contra os raios solares, entre outros benefícios. 


Atualmente, há no mercado diversas marcas que correspondem às necessidades visuais específicas de cada usuário. Veja as principais: 


Crizal Easy Pro


Crizal Easy Pro™ é a lente antirreflexo de entrada da gama Crizal que oferece excelente resistência a arranhões e boa resistência a manchas que conta com os seguinte benefícios:


  • Excelente eficiência em antirreflexo;
  • Excelente resistência a arranhões;
  • Índice de FPS-O, o que garante a proteção UV diária de seus olhos;
  • 8 vezes mais fácil de limpar do que as lentes comuns;
  • Boa repelência à água;
  • Proteção contra os raios UV.


Crizal Forte UV


As lentes
Crizal Forte UV oferecem a melhor performance para preservar a saúde ocular, pois, foram desenvolvidas por meio de uma combinação de tecnologias de ponta que resultam nos seguintes benefícios:


  • Até 30% menos reflexos residuais;
  • 2 vezes mais resistente a arranhões;
  • Proteção UV diária de seus olhos;
  • 12 vezes mais fácil de limpar do que uma lente antirreflexo comum;
  • Atrai 7 vezes menos poeira do que uma lente antirreflexo comum;
  • A melhor repelência à água.


Crizal Sapphire


As lentes antirreflexo
Crizal Sapphire™ reduzem os reflexos da luz que vem de todos os ângulos. Graças à Multi-Angular Technology™, exclusiva de Crizal Sapphire, é possível enxergar com mais nitidez e conforto visual.


Além disso, Crizal Sapphire oferece proteção UV (FPS-O 35) e ainda é resistente contra arranhões, manchas, poeira e água. Confira os principais benefícios:


  • Lentes mais transparentes;
  • Visão mais nítida;
  • Diminuição das imagens fantasmas;
  • Redução da fadiga ocular;
  • Facilidade de limpeza;
  • Maior resistência aos arranhões.


Crizal Prevencia


As lentes antirreflexo
Crizal Prevencia filtram os raios UV e a luz azul nocivos deixando passar, ao mesmo tempo, a luz essencial - proteção contra a luz nociva, todos os dias.


Os raios de luz nocivos podem ser perigosos para a saúde ocular, acelerando o envelhecimento dos olhos e o surgimento de cataratas.

A tecnologia Crizal Prevencia reflete a luz azul-violeta prejudicial das lentes, além de ajudar a manter os olhos protegidos com os seguintes benefícios:


  • Proteção contra a luz azul nociva;
  • Bloqueio dos raios UV;
  • Resistência a riscos e arranhões;
  • Facilidade de limpeza contra manchas, poeira 
  • Maior repelência à água;
  • Visão mais nítida.


Quem precisa usar lentes antirreflexo?


As lentes
antirreflexo estão disponíveis em materiais de diferentes índices, mas são indicadas principalmente para lentes de policarbonato e de alto índice. De modo geral, as lentes com alto índice de refração costumam refletir com maior intensidade a luz em sua superfície, devido a sua espessura.


Além disso, lentes com superfície mais planas, tais como as asféricas, tendem a apresentar uma maior incidência de reflexos, sendo o revestimento AR bastante indicado para essas ocasiões, também.


Assim, lentes com AR são indicadas para pessoas que trabalham muitas horas na frente do computador, que passam muitas horas ao volante ou que fiquem muito tempo expostas à luz solar intensa.


Entretanto, qualquer que seja a sua necessidade visual, recomendamos sempre buscar orientação de um oftalmologista, de preferência anualmente.


Conclusão


Seja para quem busca mais
conforto, maior proteção visual, melhor estética ou mesmo maior durabilidade das lentes, o tratamento antirreflexo possui diversos benefícios, conforme mostramos aqui.


Cuidar da saúde dos olhos deve ser algo diário e, para isso, existem diversas opções confiáveis no mercado de lentes e tratamentos AR.


Independente da marca escolhida, o importante mesmo é que o material seja produzido com qualidade.


Recomendamos sempre que a limpeza das lentes com revestimento antirreflexo seja feita com
produtos indicados pelo oftalmologista para que o revestimento não seja danificado.


Aqui na
Prime Optical oferecemos os principais tratamentos AR para que a sua ótica ofereça as melhores opções para seus clientes, além de serviços de surfaçagem, coloração e montagem de lentes.


Para pedidos de lentes com tratamento antirreflexo, clique aqui.

Blue UV Filter
Por Tainá Rodrigues 25 out., 2023
A luz azul está presente nos ambientes em toda parte. Nossos olhos estão cada vez mais expostos principalmente pelo uso excessivo dos dispositivos eletrônicos.
Fadiga ocular: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Por Nivea Macedo 23 set., 2022
Fadiga ocular é a irritação ou cansaço do globo ocular causado pelo estresse visual ao mantermos os olhos fixos em algum ponto próximo, por longos períodos.
Clipon: o que é, principais vantagens e como escolher
Por Fernando Fonseca 07 jul., 2022
Clipon é um tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau, criando, assim, dois óculos em um.
Lentes fotossensíveis: o que é, como funciona, benefícios e marcas
Por Fernando Fonseca 24 mai., 2022
Lentes fotossensíveis são lentes de óculos que ficam transparentes em ambientes internos, mas que escurecem com a exposição à luz solar.
Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Por Fernando Fonseca 24 mar., 2022
Miopia é um distúrbio visual que ocorre quando há uma córnea, lente ou globo ocular deformado, impossibilitando enxergar com nitidez à distância.
Montagem de lentes
Por Fernando Fonseca 07 dez., 2021
Montagem de lentes é a última etapa no processo de fabricação dos óculos realizado em um laboratório óptico, podendo ser feito de forma manual ou automatizada.
Coloração de lentes
Por Fernando Fonseca 02 dez., 2021
Coloração de lentes é um tratamento realizado nos laboratórios ópticos que tem por finalidade pigmentar as lentes incolores dos óculos e que conta com diversas cores distintas.
Surfaçagem
Por Fernando Fonseca 08 out., 2021
Surfaçagem é o processo de fabricação da lente a partir de um bloco oftálmico, onde esta é lixada em equipamento específico no laboratório óptico até que seja alcançada a curvatura necessária para a dioptria da lente.
DNP: O que é, qual a importância e como medir?
Por Fernando Fonseca 17 set., 2021
DNP, também conhecida como Distância Naso-Pupilar, é medida, em milímetros, da distância entre o centro óptico da córnea e o centro do nariz.
Por que contratar a Prime Optical como fornecedor para minha ótica?
Por Fernando Fonseca 20 ago., 2021
Listamos a seguir alguns diferenciais para lhe ajudar a entender como podemos ser o melhor parceiro comercial no dia-a-dia da sua ótica.
Share by: